terça-feira, junho 6, 2023
spot_img
InícioTranstornos por todo o ParáChuva forte causa prejuízos e atrasos à população paraense

Chuva forte causa prejuízos e atrasos à população paraense

A rodovia PA-252 está interrompida na altura do km 40, devido à pressão da água sobre o leito da estrada, que destruiu, na manhã desta segunda-feira, 27, um trecho desta rodovia que liga Moju ao Acará, impedindo completamente a trafegabilidade entre as duas cidades.

No Twitter e Instagram de Helder Barbalho nenhuma linha sobre o desastre natural que afeta dezenas de milhares de pessoas naquela região. Até às 16h28 minutos, desta segunda-feira(27), o governador limitou-se a postar efemérides:

Cametá também sofreu muito com inundações em vários pontos do município, com as fortes chuvas que começaram no domingo (26) à noite e continuaram hoje pela manhã. Móveis e eletrodomésticos ficaram estragados. Moradores estão isolados e em pânico, com o temor de novas chuvas.

Vídeos feitos por populares, que circularam hoje nas redes sociais e grupos de WhatsApp, mostram os transtornos causados pela força da natureza em Cametá, nesta que pode ser a maior enchente da história do município, segundo estimativas da própria prefeitura, em nota oficial publicada nas redes sociais.

“Em decorrência deste forte temporal várias ruas em diversos bairros da cidade registraram pontos de alagamentos, se tornando um perigo eminente (sic) para população que trafega pelas vias”, diz a nota, que também recomenda aos moradores que tomem cuidado ao sair das casas.

No início da tarde de hoje (27), a prefeitura já começou uma campanha para entregar mantimentos, agasalhos e outros donativos para a população afetada pelas cheias.

Moradores das localidades de São Francisco, Sapucáia e Castanhandeua, em Moju, também relatam que as chuvas causaram inúmeros transtornos na cidade e bairros mais distantes. O pior foi a interdição do trecho da PA-252, que liga a cidade ao município de Acará. A população não consegue ir de um município para outro.

Que providências poderiam ter sido tomadas pelo governo do estado ou pelas prefeituras dos dois municípios mais afetados, em parceria com a União, para evitar tantos transtornos e prejuízos? Faltou previsão ou plano de contenção? Quais as medidas efetivas serão adotadas para evitar que o desastre natural tenha tantas consequências, de uma próxima vez?

Acreditamos que há pontos de risco na PA-252 que já poderiam ter recebido um sistema de escoamento de águas pluviais mais eficiente, que evitasse a ruptura e a consequente interrupção do tráfego de pessoas e cargas naquela importante estrada da região tocantina, que ocorreu hoje.

Leia também:

A propaganda milionária e as obras que Helder Barbalho não começa e nem termina

Imagens fortes: Acidente fatal entre ônibus e carreta mata 12 pessoas na PA 150

RELACIONADOS

Mais visualizados