Com o fechamento da janela partidária e da grande movimentação por conta da dança das cadeiras que definiram nova arrumação do tabuleiro eleitoral de 2022, desenhou-se não apenas mudanças de siglas, mas também reforçou as atuais configurações da Corte em Brasília, a qual muito define o poder, e como ele é distribuído pelas forças políticas no Brasil.
Com a fundação do União Brasil, legenda nascida pela fusão do Democratas com o PSL, surgiu o 4ª maior partido no Congresso Nacional, com 47 deputados federais. O PL ficou com a maior bancada. Nesse cenário, o fortalecimento do chamado Centrão foi um fato consolidado.
Depois de relatar o projeto de lei que versa sobre o Reforma Tributária, o deputado paraense Celso Sabino (União Brasil) se consolida com um dos parlamentares mais influentes em Brasília. Cristão, casado e pai, o administrador, advogado, doutor e pós doutorando em Direito, o auditor fiscal e deputado federal, em recente entrevista ao Podcast Hope, afirmou que é apaixonado pelo Estado do Pará. Seja como for, o que se percebe é que Celso Sabino tem ativo trânsito no Congresso Nacional e no Palácio da Alvorada. Mostra-se efetivo também nas articulações por todo o Estado do Pará, tornando-se um dos mais influentes parlamentares em atuação.
O reflexo das influências de Sabino poder ser vistos nas emendas parlamentares, relatorias em projetos e acompanhamentos a prefeitos durante a apresentação de demandas, o que é muito refletido no gabinete do deputado, devido a grande movimentação. A eleição é um processo em curso, muita coisa ainda deve ser revelada, mas o certo que a proximidade com o poder existente pode determinar a vitória ou derrota no processo eleitoral. Nesse quadro, o deputado Celso Sabino é um privilegiado observador, que pela sua atuação e dinâmica, o faz um jogador de renome nesse processo.