sexta-feira, janeiro 27, 2023
spot_img
InícioBrasilBolsonaro veta bagagem gratuita em voos domésticos

Bolsonaro veta bagagem gratuita em voos domésticos

Atualmente as companhias aéreas permitem que o passageiro leve gratuitamente uma bagagem de mão em voos domésticos. Crédito: izusek/iStock.

O presidente Jair Bolsonaro vetou nesta segunda-feira (17) a gratuidade de bagagem em voos nacionais. A proposta constava da Medida Provisória que abre 100% do capital para as companhias aéreas estrangeira aprovada pelo Congresso em maio.

Segundo o governo, o veto se deu por razões de interesse público e violação ao devido processo legislativo.

Os deputados incluíram no texto original da MP, apresentada ainda pelo governo de Michel Temer, a volta da franquia mínima de bagagem no transporte aéreo doméstico e internacional.

De acordo com o destaque, que foi vetado por Bolsonaro, o passageiro poderia levar, sem cobrança adicional, uma mala de até 23 kg nas aeronaves a partir de 31 assentos. Essa é a mesma franquia existente à época em que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) editou resolução permitindo a cobrança.

CONHEÇA SEUS DIREITOS EM CASOS DE CANCELAMENTO E ATRASO DE VOOS

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) havia recomendado à Casa Civil que a gratuidade fosse vetada. Especialistas do setor divergiam se a eventual aplicação da medida impediria ou não a entrada de empresas low cost (de baixo custo) no país.

As empresas aéreas no Brasil permanecem autorizadas a cobrar pela bagagem despachada.

Via Catraca Livre.

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais visualizados