sexta-feira, setembro 22, 2023
- Advertisement -spot_img
InícioParáGoverno do estadoBeto Faro diz que Helder é seu apoiador e que Zequinha Marinho...

Beto Faro diz que Helder é seu apoiador e que Zequinha Marinho não destina emendas ao governo do Pará

Depois de derrotar Paulo Rocha e ser aclamado como candidato petista à vaga ao senado, nas eleições de outubro de 2022, Beto Faro cumpre os últimos meses de seu quarto mandato como deputado federal, tendo lançado sua esposa, a deputada Dilvanda Faro para concorrer uma vaga para a Câmara dos Deputados, enquanto atual como presidente do PT Pará, deu entrevista ao jornalista Sérgio Chêne, do jornal OLiberal, onde criticou Bolsonaro e seus apoiadores no Pará e alfinetou Zequinha Marinho, atual senador e que vem sendo apontado como possível candidato ao governo do Pará, com o apoio do presidente da República.

Fico triste, inclusive, o Helder foi decisivo nas eleições do último senador que nós tivemos aqui, o Zequinha (Marinho), que hoje compõe a base do (presidente) Bolsonaro. Que podia (Zequinha) estar trazendo recursos para o nosso Estado, jogando junto com o governador, acho que nem a emenda de bancada que ele tem direito, ele (Zequinha) põe via Governo do Estado, para poder fazer a relação.

Beto Faro.

“Quero estar na bancada do presidente Lula junto com o meu governador e apoiador Helder”, disse Beto Faro afirmando o que o governador nunca declarou, já que possue outros pré-candidatos ao senado em sua base de apoio multi-partidária, que por sua vez vêm apresentando outros nomes para a mesma vaga que o petista tanto almeja e insinua ser o único pré-candidato preferido por Helder.

ZEQUINHA FOI APOIADO PELOS BARBALHO

Nas eleições que consagraram Helder como governador, seu pai, o senador Jader Barbalho e toda a aliança que participou da vitória do MDB, chamou voto para Zequinha Marinho, que na época era vice-governador, no governo de Simão Jatene, mas pulou de lado e se elegeu como senador.

Passos apenas 3 anos, Zequinha rompe com o MDB, diz que entregou os cargos que tinha no governo do estado e se aproxima de Jair Bolsonaro e desde então está reunindo opositores de Helder Barbalho e apoiadores de Bolsonaro.

HELDER APOIA LULA E VICE-VERSA

“Nós estamos construindo uma Federação de partidos, PDT, PSB, PC do B, PV, todos os partidos que estão dialogando na campanha da candidatura do Lula. E aqui no Estado não é segredo que grande parte da base hoje, com certeza, posso afirmar isso, que grande parte da base do Helder vota no Lula. Tanto é o resultado das pesquisas: onde o MDB lidera na maioria dos prefeitos do Estado, tem nos seus quadros a maioria dos perfeitos. Mas se você fizer a pesquisa nesses municípios, hoje, o Lula ganha as eleições com a ajuda desses parceiros do MDB. Muitos deles já foram prefeitos com nós no Governo Federal e com Bolsonaro e outros presidente, e sabem a diferença, sabem o quanto de investimento vai se ver neste município. Não tenho dúvida, que vamos ter capacidade para poder montar uma ampla aliança, que não é só o PT, que não é só esquerda paraense, é juntar vários seguimentos”

No portal EstadoNet, um pouco da história de Beto Faro, que muita gente desconhece:

“Beto Faro assumiu a superintendência do Incra em Belém em 2003. Segundo a investigação da PF, ele era responsável –dentro do esquema de grilagem– pela regularização de terras com 2.000 a 2.500 hectares, já que a superintendência de Santarém só podia autorizar até 100 hectares. Segundo a polícia, Faro autorizou de forma ilegal a regularização fundiária de 500 mil hectares de glebas em Santarém, Prainha, Trairão, Oriximiná e Placa, beneficiando plantadores de soja e madeireiros. As terras eram da União. Ele chegou a ser preso em 2004.

O suposto pagamento de propina a Faro  foi descoberto durante a perícia da PF em um computador, apreendido em abril no escritório de um advogado preso por envolvimento no suposto esquema de corrupção. “No computador constava um documento de novembro de 2003, no qual o advogado dizia ao superintendente [Faro] que estava encaminhando a quantia de R$ 300 mil referente a um acordo”, informou à Folha de São Paulo o delegado Ualame Machado, atual secretário de segurança pública do Pará, no dia da prisão do ex-superintendente do Incra, ocorrida em em Manaus, dia 12 de dezembro de 2004.

Beto Faro tem investigações contra si praticamente na estaca zero. Com direito à prerrogativa de foro com sua posse na Câmara dos Deputados, em 2007, o inquérito só chegou ao Supremo o Tribunal Federal em 2014. E de lá para cá se arrastou até o dia 9 de agosto de 2020, quando  o despacho da ministra Rosa Weber determinou a remessa do inquérito de volta à Justiça Federal do Pará. A ministra entende que os crimes que Beto Faro é suspeito de ter cometido ocorreram antes da posse dele como deputado federal e não guardam relação ao atual mandato. O Portal apurou com a Justiça Federal e, até agora, não há confirmação se os autos do inquérito foram recebidos, seja em Belém, seja em Santarém”.

Continue lendo aqui.

Leia também:

Beto Faro edita a fala de Lula sobre apoio do PT à reeleição de Helder e a candidatura petista ao senado

Fortalecendo o MDB, família Faro racha o PT e militantes deixam o partido

RELACIONADOS

Mais visualizados