2.673 doses da vacina AstraZeneca foram aplicadas em cidadãos e cidadãs de Belém. A informação caiu como uma bomba, após a revelação obtida através de análises nos registros oficiais do Ministério da Saúde.
Até o dia 19 de junho, pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina foram aplicadas em diversos municípios brasileiros. Todas elas estavam com o prazo de validade vencido, o que coloca em risco a vida dessas pessoas que tomaram a vacina e acham que já estão imunizadas.
A cidade tida como campeã na aplicação de vacinas vencidas é Maringá (PR). Depois vem Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996, Nilópolis (RJ), com 852, e Salvador (BA), com 824. As demais cidades aplicaram menos de 700 vacinas vencidas, sendo que a maioria não passou de dez doses, informou a Folha de São Paulo, que produziu um Infográfico sobre as doses das vacinas vencidas, distribuídas pelo Ministério da Saúde.


Após a divulgação desta matéria, o blog apócrifo Ponto de Pauta, divulgou uma nota dizendo que nenhuma vacina vencida havia sido aplicada em Belém, mas não apresentou nenhuma prova.