quarta-feira, março 22, 2023
spot_img
InícioAnanindeuaAudiência pública discute transporte urbano em Ananindeua

Audiência pública discute transporte urbano em Ananindeua

Durante a manhã desta terça-feira (12), Prefeitura Municipal de Ananindeua, Câmara Municipal, comunidade, além de empresários, estudantes e rodoviários discutiram os rumos do transporte público em audiência pública, realizada no auditório da Universidade da Amazônia, localizada na BR 316.

A audiêcia pública serviu para reunir propostas, sugestõe e contribuições visando à melhoria do transporte público. Dentre as autoridades presentes, estiveram o prefeito Daniel Santos (MDB) e o presidente da CMA, vereador Rui Begot (Avante). Os trabalhos foram coordenados pelo vereador coronel Osmar Nascimento (MDB), autor do requerimento para realização da audiência.

Estiveram presentes também representantes da OAB -Pará, do Ministério Público do Estado (MPE), do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) e de entidades públicas como sindicatos e relacionadas à mobilidade urbana. De acordo com coronel Osmar Nascimento, a audiência “serviu para debater com os vários setores da sociedade, e coletar subsídios para que haja o enfrentamento e soluções trasporte público coletivo de qualidade”.

Após a audiência que contou com sugestões apresentadas pelo poder público, órgãos do setor, empresários, entidades, rodoviários e comunidade, um relatório ficou de ser elaborado no prazo máximo de 30 dias, a ser encaminhado ao executivo municipal.

Duas sugestões foram apresentadas ao final dos trabalhos: uma sobre a melhoria na qualidade do serviço oferecido; e outra quanto à realização da licitação para contratação de novas empresas de ônibus. Durante sua fala, o prefeito Dr Daniel tratou sobre a homologação da lei, que garante a licitação do transporte público, ao mesmo tempo adiantou um estudo, já em fase de elaboração para a estruturação do projeto básico necessário à operação do sistema de transporte público.

“Não estamos para tapar o sol com a paneira, a gente sabe da qualidade dos microônibus que rodam aqui, da péssima qualidade de nossas paradas de ônibus, sabe também da dificuldade que o setor do transporte público vivenciou durante essa pandemia, da queda de arrecadação, com a inflação absurda”, salientou o prefeito Dr Daniel. O gestor disse que a prefeitura já tomou conhecimento de processos de licitação já realizados em cidades como Campina Grande, Recife e Rio de Janeiro, a fim de ajudar no certame local a ser lançado até à metade do ano de 2022.

Dr Daniel reforçou que outras audiências públicas serão realizadas, de forma presencial e on line, a fim de reunir novas contribuições à construção da licitação do sistema do transporte público coletivo. Reforçou ainda a necessidade de se manter um processo coletivo e transparente, que atenda aos anseios da população e dos órgãos de controle e de fiscalização.

RELACIONADOS

Mais visualizados