quarta-feira, março 22, 2023
spot_img
InícioEducação PúblicaApós vaias de professores, cai a secretária de Educação de Belém

Após vaias de professores, cai a secretária de Educação de Belém

A notícia que trazemos em primeira mão, não foi explicada por ninguém da prefeitura de Belém, muito menos pelo prefeito da capital paraense, eleito com a ajuda do governador Helder Barbalho, que usa suas redes sociais para tudo, mas evita falar dos problemas e reclamações da população.

Depois de dois anos, com escolas caíndo aos pedaços e com servidores públicos indignados pelas péssimas condições de trabalho e salariais, a Secretária Municipal de Educação de Belém, Márcia Mariana Bittencourt Brito, caiu.

A saída de Márcia Bittencourt foi a pedido dela própria. Assume interinamente a SEMEC, Araceli Lemos que era Diretora Geral da SEMEC e pode ser efetivada no lugar da secretária exonerada. No entanto, a decisão de quem realmente assumirá a SEMEC ainda depende da queda de braço exisitente entre Araceli e a ex-deputada estadual Marinor Brito, que disputou as eleições de 2022 para deputada federal, mas não conseguiu se eleger e está sem mandato, por isso, sem salário, verbas, espaço político e cargos.

Seguindo o exemplo do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), que chamou de “bolsonaristas”, concursados que cobravam suas nomeações, sua parceira de partido e como diretora da SEMEC, Araceli Lemos, insatisfeita com cobranças pelo pagamento do Piso Nacional da Educação para os professores da rede municipal de ensino, acabou sendo vaiada e fez uma comparação pra lá de inusitada, comparando os educadores aos vândalos que destruíram prédios dos três poderes em Brasília.

Segue abaixo, a nota publicada pela ex-secretária municipal de Educação do município de Belém:

Minhas queridas gestoras e meus queridos gestores,

Solicitei ao nosso Prefeito meu desligamento da Secretaria Municipal de Educação de Belém. Trabalhei muito nesse 25 meses adioturnamente para erguer uma nova semec! E tenho certeza que ela está com pilares fortes!

No primeiro ano, coletivamente com a Sesma, ajudando a salvar vidas, indo à luta pela antecipação de vacina pra todos. Implantamos os “Guardiões”, que monitorou a covid 19 e irá avançar muito no combate às doenças e violências contra crianças e adolescentes.

Trabalhei diariamente para dar transparência aos processos financeiros e com isso conseguimos recuperar anos de desvalorização dos professores e recuperar os salários congelados a 10 anos; iniciamos as reformas e requalificação das escolas completamente abandonadas em sua infraestrutura e trabalhei muito para recuperar a autoestima e a falta de zelo pelo nosso maior patrimônio: as pessoas!

Tenho absoluta certeza que avançamos na organização orçamentária e financeira da Semec, na nova orientação curricular, na gestão democrática, na implantação dos processos de gestão tecnológica, na política antirracista, na Educação do Campo das Águas e Florestas, na Educação Indígena de Imigrantes e Refugiados e na Formação Permanente dos Professores.

Tenho certeza que nosso Núcleo de Arte Educação e Cultura será o grande articulador na escola de tempo integral.

Avançamos no projeto pedagógico, tanto da educação infantil como do ensino fundamental.

Tenho certeza que implantamos uma gestão colegiada e o trabalho coletivo. A hierarquia foi quebrada e meu coletivo Semec seguirá firme na condução da gestão!

Agradeço imensamente o carinho de cada uma e cada um de vocês comigo. Sou feita de um DNA em que abraços, sorrisos e afetos são constantes e com vocês foi recíproco!

Fiz amigos aqui e estarei na UFPA à disposição do nosso governo!

Deixo meu abraço amazônico para todas e todos vocês. Para cada educador que cruzou o meu caminho. E um abraço bem especial nas nossas crianças, cuidem delas!

Tenho certeza que a Belém alfabetizada, educada, leitora, inclusiva , antirracista, conectada e feliz, está em construção!

Leia mais em:

Piso Nacional da Educação: Vaias à prefeitura de Belém e aplausos de professores ao prefeito de Ananindeua

RELACIONADOS

Mais visualizados