A chapa “OAB Sempre à Frente” (Chapa 10) – que tinha como candidato a presidente o advogado Eduardo Imbiriba e Luciana Gluck Paul como vice – venceu a eleição e comandará a OAB-Pará pelo próximo triênio 2022-2024. A chapa era composta por membros do grupo que já estava na entidade, através da presidência do atual presidente, o advogado Alberto Campos.
Do total de 12.903 dos profissionais da advocacia paraense, aptos a votar, 8.778 estiveram presentes nas 105 urnas cedidas pelo TRE-PA, em Belém e mais 33 municípios paraenses, onde votaram em seus candidatos. A contagem iniciou às 17h e durou a noite inteira.
A eleição contou com 38 chapas inscritas e que disputaram os cargos da diretoria seccional e de 26 subseções da entidade pelo estado.
DUAS COMEMORAÇÕES NA OAB-PA
A vitória da chapa 10 foi marcada por uma virada do candidato Eduardo Imbiriba, que perdeu nas urnas de Belém para a chapa 38, Sávio Barreto, quem chegou a cantar vitória antes da hora.
Um certo blog amador – e famoso em receber recursos para bajular candidatos – publicou a vitória de Sávio, o candidato derrotado, antes das 19h. A Apuração foi até às 23h. Os advogados nunca mais esquecerão a Fake News do ano.
A postagem com a notícia falsa foi postada e retirada das redes sociais, após a apuração continuar e consagrar a virada do candidato concorrente.
A chapa “Advocacia em Causa Própria” (Chapa 38), que tinha como candidato a presidente, o advogado Sávio Barreto Lacerda Lima, e Brenda Araújo Braga como vice, chegaram a comemorar a vitória, depois de uma vantagem de mais de 500 votos, na apuração das urnas de Belém, mas foram derrotados na contagem de votos totais, onde somaram-se os votos do interior do estado.
Sávio Barreto, candidato a presidente da OAB-PA, que chegou a comemorar a vitória antes do término da votação, gravou um vídeo logo depois do resultado, onde declara que foi derrotado, mas que continuará na oposição, para segundo ele, devolver a entidade aos advogados.