terça-feira, fevereiro 7, 2023
spot_img
InícioDestaqueA força dos veteranos Márcio Miranda, Giovanni Queiroz, Manoel Pioneiro e Flexa...

A força dos veteranos Márcio Miranda, Giovanni Queiroz, Manoel Pioneiro e Flexa Ribeiro

Atualmente temos muitas lideranças políticas que circulam entre mandatos e perda de mandatos, mas ainda assim, mantém uma forte atuação política e lutam para reconquistar espaços em mandatos eletivos. Nestas eleições, assistimos como por exemplo, Márcio Miranda e Giovanni Queiroz, que buscam cada um, uma das 17 vagas na Câmara Federal pelo estado do Pará. Manoel Pioneiro e Flexa Ribeiro, por sua vez, visam a única vaga em disputa para o Senado Federal em 2022.

Márcio Miranda foi eleito por cinco vezes como deputado estadual e o único eleito por seus pares, três vezes como presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Em 2018, surpreendeu ao chegar ao segundo turno com Helder Barbalho, para que perdeu as eleições para o Governo do Pará. Após isso, muitos o davam como “morto” politicamente.

No entanto, esta campanha mostra que este sairá ainda mais forte do seu histórico reduto eleitoral, a “cidade modelo” de Castanhal. Além disso, por conta de seus anos de ALEPA, onde fora reconduzido quase que por unanimidade para presidir a “Casa do Povo”, lhe renderam articulações nos 144 municípios do estado, que agora pode lhe render uma das 17 vagas na Câmara Federal.

Giovanni Queiroz, por sua vez, é ex-deputado estadual constituinte, ex-prefeito de Conceição do Araguaia e por 5 vezes eleito deputado federal pelo Pará, representando o setor do agronegócio do estado. Tal setor, tem na figura de Giovanni, um representante de muito trânsito, articulação e força em Brasília, e por isso, tem arregimentado uma grande parcela deste setor em sua campanha. Além disso, segundo informações de bastidores, Giovanni vem ampliando sua atuação no Pará e hoje o candidato é tido como um dos que pode se eleger na disputada e futura bancada federal, garantindo sua força  no estado e assim pode deixar sem mandato o seu principal concorrente de chapa, o atual deputado estadual Miro Sanova.

Já na disputa para a Câmara Alta do Congresso Nacional, Manoel Pioneiro que tem grande influência no segundo maior município paraense, a cidade de Ananindeua, o segundo maior colégio eleitoral do Pará.  

Além de ex-vice prefeito da capital paraense e de deputado estadual por quatro mandatos, sendo o mais votado nas eleições de 2006, Pioneiro foi o único prefeito eleito por 4 vezes em Ananindeua. É de lá que o candidato ao senado tem a seu favor, o prefeito Dr. Daniel Santos, eleito nas eleições municipais, com 67,70% dos votos válidos, dois anos depois se se consagrar como o deputado estadual mais jovem e mais votado na história do Pará, com mais de 113 mil votos.

“Com toda essa força e histórico, Pioneiro conta com grande força política e boas lembranças em seus eleitores como um dos melhores gestores que a Região Metropolitana já teve nas últimas décadas”, opina um experiente dirigente partidário.

Flexa Ribeiro também luta para reconquistar seu espaço político no Pará. O Ex- Senador tem em seu favor o fato de ter sido um senador com forte atuação e trato político em Brasília, mesmo com políticos opositores. Considerado por muitos como “O eterno Senador do Açaí”, Flexa pode ser classificado como um político sem grupo orgânico e sem uma organização partidária que possa chamar de sua, no entanto, sempre foi um político de grupos supra partidários, transitando em todas as camadas sociais e lhe conferindo forte poderio para esta campanha.

De toda esta abordagem fica uma lição: Político que quer se manter por longo período na luta política tem de construir organização política, partido ou sua corrente política e apostar no trabalho coletivo, dividir espaço de decisões e apostar firmemente em se reinventar, para que a sociedade e seus eleitores sigam acreditando em sua viabilidade e força nas urnas.

Leia também:

O que dizem as três últimas pesquisas eleitorais realizadas no Pará

O paraense Celso Sabino poderá definir a distribuição de 19,4 bilhões do orçamento da União

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais visualizados