Nesta quinta-feira, 30, uma foto circulou trazendo uma notícia falsa. O fato narrado sem a devida checagem jornalística dizia que as obras de reforma do Mangueirão estavam paralisadas por causa de um protesto de funcionários que atuam no local.

O protesto seria por atraso no pagamento por parte do Consórcio de empresas responsável pela reforma.

A Fake News levou ao erro até mesmo um dos jornalistas que atuam na redação deste portal.

Em checagem posterior feita por Diógenes Brandão, responsável pelo site, constatamos que a informação divulgada por outros jornalistas e perfis nas redes sociais, na verdade era falsa.
A foto, na verdade, é de uma fila para entrega de currículos para uma nova contratação que está sendo realizada de novos 300 funcionários, a fim de acelerar o andamento da obra. Hoje, conforme apuramos com um empresário que atua no Consórcio Obras Mangueirão, que reúne um pool de empresas, 1.400 funcionários atuam diariamente na obra, além de outras centenas de empregos gerados indiretamente, como de empresas de fornecimento de alimentos, materias de construção, entre outros.

O portal Diógenes Brandão pede desculpa aos leitores, empresas, a Secretaria de Obras do Estado e as pessoas citadas neste epsódio, que levou ao erro até mesmo experientes jornalistas, que lamentavelmente não consultaram as partes envolvidas na notícia, antes de publicá-la.
Leia também:
Câmara e TSE assinam termo para combater fake news nas eleições 2022
PSOL rejeita resolução em apoio à pré-candidata ao governo e vítima de Fake News