sexta-feira, junho 9, 2023
spot_img
InícioEleições 2022A estrondosa chegada de Jatene nas eleições 2022

A estrondosa chegada de Jatene nas eleições 2022

Por Edir Veiga*

A disputa para o senado federal vem apresentando uma disputa “morna”, segundo diversas pesquisas publicadas nos últimos 60 dias. Mais de 50% da população do estado vem se recusando a optar pelos quatro principais postulantes ao cargo: Beto Faro, Pioneiro, Mário Couto e Flexa Ribeiro. Intenções de votos brancos e nulos e não sabe em quem votar chegam a 54% em todo o estado, isto nas perguntas estimuladas.

Hoje, 13 de agosto, o mundo político foi surpreendido com a iminente volta ao tabuleiro político do estado do ex-governador Simão Jatene. A volta deste ator político promete mexer com todas as previsões eleitorais para a disputa para o senado federal com reverberação política e eleitoral na disputa para o governo do estado.

Parece óbvio que Jatene vem acompanhando o desempenho dos candidatos ao senado nas pesquisas eleitorais e acabou por enxergar o grande vazio de opções políticas que vem acometendo as opiniões do eleitorado durante a pré-campanha das eleições de 2022 para o senado federal neste estado.

Jatene se apresenta para esta disputa senatorial alinhado ao candidato ao governo Major Marcony, que é notório apoiador do presidente Jair Bolsonaro nestas eleições que se avizinham. Este fato impulsiona as posições de quem é oposição ao governador Helder Barbalho e torna mais “apimentada” as disputas para o governo do estado, que até este momento aparece como “favas contadas”, em favor do atual governador.

Acredito que a candidatura Jatene ao senado deve ampliar as dores de cabeças dos quatro principais postulantes, hoje postos para a disputa senatorial no Pará. Jatene deve dar opções de disputas reais aos bolsonaristas nos estados e aos anti barbalhistas, o que potencializa as possibilidades de crescimento das candidaturas Jatene ao senado e Marcony ao governo do estado.

Jatene tem o perfil de centro direita e de oposição ao governador Helder, o que deve atrair votos de Flexa Ribeiro, Pioneiro e Mário Couto. As possibilidades de que a candidatura Jatene ao senado emplaque, se estabilize e cresça, são muito boas. Jatene poder crescer em cima dos indecisos nas próximas pesquisas, desde que toda a sociedade venha a tomar conhecimento de sua candidatura.

Creio que o próximo lance dos governistas paraenses será buscar mecanismos jurídicos para tentar impedir o registro da candidatura de Simão Jatene, acompanhado de muitas informações que venham a colocar em dúvidas qualquer possibilidade de Jatene vir a legalizar a sua candidatura. Lógico, esta será uma posição defensiva e estratégica dos atuais mandatários do estado.

Uma coisa é certa. Caso a candidatura Jatene seja pra valer, o jogo político no Pará mudou.

*Edir Veiga é doutor em Ciência Política e professor da UFPA.

Leia também:

Exclusivo: A volta de Simão Jatene

RELACIONADOS

Mais visualizados