segunda-feira, janeiro 30, 2023
spot_img
InícioPará57,8% dos paraenses afirmam que governadores tem razão ao manterem quarentena. 36,8%...

57,8% dos paraenses afirmam que governadores tem razão ao manterem quarentena. 36,8% concordam com Bolsonaro

Tal como informamos na matéria anterior, foram realizadas recentemente duas pesquisas de opinião pública no estado do Pará, para saber o que é que as pessoas estão pensando a respeito de vários aspectos da crise do coronavírus e sobre a atuação ou omissão do governo do estado e do presidente da república diante da pandemia.

O portal Amazon Live traz em primeira mão o resultado delas.

Importante salientar, antes de avançar na divulgação dos dados, é que quando se fala em pesquisa de opinião pública, é preciso entender que se trata de um recorte temporal, ou seja fatores que aconteceram antes e durante a realização da pesquisa, influenciam o seu resultado. Qualquer fato que tenha acontecido um dia sequer depois da pesquisa, por mais grave e relevante que ele seja, não é levado em consideração. Por isso, se uma pesquisa com o mesmo questionário for feito duas semanas depois dessas que foram realizadas, os resultados podem ser completamente diferentes.

Outro fator a ser levado em consideração é que a opinião das pessoas é formada pela percepção que elas têm dos fatos, não necessariamente da realidade em si. Um exemplo: é possível que haja 10 vezes mais pessoas contaminadas no Pará, do que as que se tinha conhecimento no período de realização dessas pesquisas. Isto, certamente, causaria impacto muito maior na percepção das pessoas.

Feitas essas ressalvas, vamos aos números do Instituto DOXA Pesquisas, a qual foi realizada entre os dias 20 e 22 de Março de 2020, com 1.350 entrevistas, abrangendo a população do Estado do Pará, em todas as seis Mesorregiões (Metropolitana, Nordeste, Sudeste, Sudoeste, Baixo Amazonas e Marajó).

A Pesquisa foi dirigida através de whatsapp, em que uma pessoa apenas por ID (aparelho) podia responder. A Margem de erro é 3,5%, com Intervalo de Segurança de 95%, em questionário estruturado em perguntas abertas e fechadas e com Tratamento estatístico em softwares profissionais: QuestionPro, Excel e Power Point.

Vamos aos números do Instituto DOXA Pesquisas, a qual foi realizada entre os dias  1350 entrevistas, abrangendo a população do Estado do Pará em todas as seis Mesorregiões (Metropolitana, Nordeste, Sudeste, Sudoeste, Baixo Amazonas e Marajó), entre os dias 20 e 22 de Março de 2020.
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais visualizados